quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Troca de depoentes foi gota d´água

A 24 horas do início da sessão de hoje da CPI da Petrobras, dirigentes da empresa decidiram substituir o depoimento que estava agendado por outros, sem tempo hábil para que os senadores pudessem tomar conhecimento da manobra.

Ao invés da presença do gerente-executivo da área de Exploração, Erardo Barbosa Filho, compareceram à CPI o gerente de Planejamento Financeiro, Antonio Gomes Moura e o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos, Antonio Carlos Alvarez Justi.

Ambos foram chamados, segundo ofício lido pela mesa que dirige os trabalhos da CPI, para explicar o processo de licitação e de implementação de duas plataformas: a P-52 e a P-54. Minutos depois do início da apresentação do gerente Antonio Carlos Justi, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) comunicaram que estavam retirando-se da sessão por considerar que a CPI estava "desmoralizada".

"Fizemos vários apelos para mudar a CPI. Nossos encaminhamentos não foram ouvidos. Estamos desmoralizando a comissão. Só nos resta sair e denunciar a farsa em que o governo a transformou", afirmou Dias.