terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sérgio Guerra: CPI já concluiu "coisas graves"

Numa entrevista publicada pelo blog da Folha de Pernambuco, o senador Sérgio Guerra afirmou que a CPI que investiga irregularidades na Petrobras "já concluiu várias coisas graves".

O senador citou dois exemplos: o "desvio inaceitável e inexplicável" nos custos da obra da refinaria Abreu e Lima e a concessão de patrocínios vigente na estatal "que não são como convênios e têm valores muito maiores".

De acordo com o senador, "as instituições recebem através de intermediários valores imensos que não são submetidos a nenhum processo de fiscalização ou de prestação de contas". Sérgio Guerra disse que a investigação muitas vezes é impossível de ocorrer porque não há prestação de contas.

"Você pode investigar o vento? Muitos desses intermediários são petistas. Empresas que são de petistas. Nós provamos", disse ele.

Sobre a reunião administrativa da CPI marcada para amanhã, o senador afirmou que irá questionar os métodos de funcionamento da comissão.

"Primeiro, as reuniões da comissão foram marcadas para as tardes de terça-feira, dia exatamente mais tenso do Parlamento e das comissões também. Exatamente na hora que o plenário funciona, o governo impôs a CPI da Petrobras para que ela não tivesse divulgação", disse Guerra.

A reunião vai analisar também 11 requerimentos de autoria do senador Alvaro Dias.