segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Senadores discutem rateio de royalties do pré-sal

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado se reúne, às 18h desta segunda-feira, para discutir o regime de partilha da exploração de petróleo na camada de pré-sal. O encontro faz parte do ciclo de debates para analisar os desafios estratégicos para os próximos seis anos no País.

Foram convidados o diretor de produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o ex-superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Ivan Simões Filho, o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmar de Almeida, além do secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Júlio Bueno.

Nesta terça-feira, será a vez da CPI da Petrobras se reunir para dar prosseguimento às investigações sobre denúncias de irregularidades na empresa. A partir das 14h, serão ouvidos o engenheiro de petróleo sênior da Petrobras Ilton José Rossetto Filho, o procurador da República, Carlos Alberto Gomes de Aguiar, o delegado federal Cláudio Nogueira, responsável pela Operação Águas Profundas.

Ainda nesta terça, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, deverá participar de audiência pública na Câmara. O objetivo é discutir a exploração e a produção de petróleo no pré-sal. Na mesma data, também foi marcada audiência com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para debater a proposta de criação de uma nova estatal para o setor.