terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nossos Leitores:

On Oct mais.um.cidadao@ wrote: Venho, por meio desta, apresentar um ponto de atenção que deveria ser investigado pela CPI da Petrobras. Muito se falou na CPI da Petrobras, mas estranhamente se deixou de fora a vaca leiteira da estatal, a UN-BC (Unidade de Negócios da Bacia de Campos), responsável pela maior produção de O&G da estatal, na qual circulam milhões de dólares.

Um caso que chamou a atenção foram os contratos de construção & montagem da UN-BC que, no momento histórico do "mensalão" todos esses contratos sofreram, sob a orientação da diretoria de E&P, "aquela que fura poço", um grande aditivo, que descaracterizou, em muito, o contrato original.

Quando surgiu o "mensalão" na imprensa, os funcionários da estatal passaram a denominá-lo de "Aditão", como até hoje tal aditivo é referenciado. Esses contratos foram celebrados com grandes empreiteiras.

Não é da operação águas profundas. O pior ainda estava por vir. Esses mesmos contratos sofreram, no final de 2008, um grande realinhamento de preços muito acima da inflação, que culminou com o repasse de mais de 100 milhões de reais para essas empreiteiras, acima do reajuste contratual.