sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Trabalhadores se mobilizam para investir no pré-sal

O Estado de São Paulo

Eles querem direito de usar o FGTS

Cleide Silva, SÃO PAULO

Representantes da sociedade civil já se mobilizam para garantir o direito dos trabalhadores de investir parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações do pré-sal, ao contrário do que pretende o governo. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no que depender do governo, quem comprou ações da Petrobrás com o FGTS vai ter de "tirar dinheiro do bolso" para acompanhar a União no processo de capitalização da empresa.

"A Câmara aprovou recentemente o aumento do porcentual de 10% para 30% que o trabalhador poderá investir em projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); por que não permitir a aplicação no pré-sal, que certamente será mais vantajoso?", questiona o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino.

A entidade sem fins lucrativos foi criada em 2001 para fiscalizar a aplicação e os depósitos do Fundo. Ontem mesmo, Avelino iniciou campanha para coletar assinaturas e levar à Câmara proposta de diversificação das aplicações. Ele defende que o trabalhador possa utilizar parte do depósito do Fundo para adquirir ações do PAC e parte do pré-sal.

Desde 2001, quando parte do saldo do FGTS foi liberado para compra de ações da Petrobrás, até ontem, os papéis da empresa apresentaram valorização de 767,32%. No mesmo período, o FGTS depositado na conta do trabalhador rendeu apenas 59,75%.

Íntegra para assinantes O Estado de São Paulo