quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TCU: Petrobras admitiu superfaturamento

O Globo

Em depoimento na CPI, técnicos do órgão dizem que estatal já renegocia preços

Leila Suwwan

BRASÍLIA. O Tribunal de Contas da União (TCU) demonstrou ontem que a Petrobras já admitiu o superfaturamento de R$ 64 milhões nas obras de terraplanagem da refinaria Abreu e Lima e renegocia os preços. Segundo o TCU, há indícios de irregularidades em R$ 146 milhões nessa etapa da construção.

O consórcio contratado teria ficado em quarto lugar na concorrência, caso a Petrobras tivesse detectado o "jogo de planilha", espécie de camuflagem do sobrepreço no orçamento inicial.

As informações foram apresentadas ontem à CPI da Petrobras pelo diretor da Secretaria de Obras do TCU, André Mendes.

Segundo ele, a renegociação dos preços de dois tipos de drenos, registrada em ata da Petrobras de janeiro de 2009 e informada em março, é um reconhecimento do superfaturamento: - Essa parcela, nós entendemos que eles admitiram. Não discutimos se a solução adotada é melhor ou pior. Queremos saber se o preço está acima ou abaixo dos preços praticados.

Estatal diz que renegociação ocorreu antes de fiscalização Outro auditor, André Delgado, responsável pela fiscalização da refinaria, foi categórico: - É ponto incontroverso. A própria Petrobras, em negociação, com o consórcio, está reduzindo esse valor.

A assessoria da estatal informou que a renegociação ocorreu entre dezembro de 2007 e abril de 2008, antes da fiscalização, mas não apresentou documentos.

Íntegra para assinantes O Globo