terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sérgio Guerra: país vai cobrar resultados da CPI

O senador Sérgio Guerra (PE) disse nesta terça, durante sessão da CPI que investiga a Petrobras no Senado, que o caráter investigativo da comissão estará sob ameaça caso os pedidos de informação e a solicitação de documentos continuem sendo negligenciados pela relatoria da CPI à cargo do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

"Se isso não mudar vamos frustrar a sociedade que vai cobrar resultados e o diagnóstico sobre as irregularidades noticiadas sobre a Petrobras", disse o senador. Para ele, ao manobrar no sentido de impedir as apurações, o governo atinge o instrumento democrático de investigação instituído no Congresso.

"Não é razoável que os pedidos sejam analisados e rejeitados em bloco, de forma global. É necessário avaliar caso a caso, ação por ação. Presume-se que haja análise global quando há consenso, quando há um acordo. Do contrário o modelo adequado de avaliação dos requerimentos é avaliá-los um a um", afirmou.

O senador reclamou da adoção de um critério impositivo na avaliação dos requerimentos, o que inviabiliza o direito da minoria oposicionista de trabalhar e de preparar-se para sabatinar os depoentes.

"É preciso que façamos um termo de ajuste de conduta para que tenhamos capacidade de investigar", sugeriu o senador.

A sessão de hoje da CPI foi interrompida para que os senadores pudessem votar em plenário. Ela deve recomeçar em instantes a partir do início do primeiro bloco de perguntas dos senadores aos depoentes da área de Comunicação e Publicidade da Petrobras.