domingo, 6 de setembro de 2009

São Paulo planeja criar polo para fornecedores da cadeia petrolífera

O Globo

Serra elabora plano estratégico para setor, que prevê atração de estaleiros

Ronaldo D'Ercole

CARAGUATATUBA, SÃO SEBASTIÃO e SANTOS. O governo de São Paulo investe num projeto ambicioso que pretende transformar o estado no principal polo de negócios da área de petróleo e gás no país. O governador José Serra (PSDB) deve apresentar nas próximas semanas um plano estratégico para o setor, que inclui desde um mapeamento de áreas do litoral aptas à implantação de estaleiros, para a produção de sondas de perfuração e exploração, a ações de fomento à indústria local.

Elaborado pela Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), criada há um ano e que tem a participação de dez secretarias de estado, além de 18 entidades empresariais, o plano pretende "antecipar demandas" e contemplará ainda ações em áreas como infraestrutura, pesquisa e inovação, formação de mão de obra e levantamento dos impactos sociais e ambientais que a expansão das atividades do petróleo trará às cidades do litoral.

Embora concentre 65% das empresas nacionais que fornecem equipamentos para a área de petróleo e gás, segundo apurou a Cespeg, São Paulo tem participação incipiente na distribuição de royalties sobre a produção - em 2008, o governo e as cidades paulistas onde há operações de óleo e gás receberam R$ 181 milhões, ou 1,65% do total distribuído no país (R$ 10,9 bilhões). Com o potencial de riqueza projetado para o présal, o governo paulista vê uma grande oportunidade de aumentar, e muito, a sua arrecadação.

Íntegra para assinantes O Globo