quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Petrobras atinge recordes de desperdício de gás natural

Dados comprovam a má gestão, diz Vellozo Lucas

A queima de gás natural no Brasil atingiu recorde histórico no último mês de junho: foram queimados 13,36 milhões de metros cúbicos do produto, o equivalente a 23% do gás produzido no país ou cerca da metade do gás importado da Bolívia diariamente. Para se ter uma idéia do volume desperdiçado aqui, na Argentina a queima de gás equivale a 2% da sua produção, o mesmo índice da Rússia, o maior produtor de gás do mundo.

Para o presidente do Instituto Teotônio Villela (ITV) e deputado pelo PSDB do Espírito Santo, Luiz Paulo Vellozo Lucas, os números referentes à combustão são um escândalo. "Eles são reveladores da atual má gestão da Petrobras", lamentou o tucano.

Segundo especialistas no tema, as razões para a queima tão grande de gás natural devem-se principalmente a dois fatores: falta de infra-estrutura para o escoamento e atraso na implantação dos gasodutos para transporte do gás além da inexistência de infra-estrutura de armazenamento de gás em reservatórios naturais.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Wagner Freire, além de não estar aproveitando grandes volumes de energia, a Petrobras está causando impacto ambiental ao contribuir para o chamado "efeito estufa".

Leia mais aqui