quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NOSSOS LEITORES:

Por motivos técnicos, ficamos impossibilitados de publicar mensagens enviadas para o blog conosco-denuncie. Pedimos desculpas. Esperamos ter voltado ao normal e a continuar recebendo críticas, sugestões e denúncias.


On Sep 2009, cmunizmadrid wrote:

Sou engenheiro e trabalho na indústria do petróleo há 25 anos, 17 dos quais na Petrobras, tendo tido a oportunidade de vivenciar as duas fases da empresa, pré - e pós-quebra do monopólio do petróleo. Indiscutivelmente, o modelo aprovado e regido pela lei 9.478 contribuiu em muito para que a Petrobras pudesse ter atingido o patamar no qual hoje está. Graças à visao de Estado e projeto de país que teve o presidente FHC e sua equipe.

Agora, infelizmente, o PT pretende introduzir, com este novo marco regulatório, uns 20 ou 30 anos de retrocesso. Obviamente com objetivos eleitoreiros, tem a sordidez de omitir da opinião pública os riscos ainda inerentes à exploração da camada pré-sal. Vide os 3 últimos poços perfurados na área, que foram secos (2 da Exxon e 1 da própria Petrobras). E o ministro Lobão ainda tem a desfasatez de afirmar que foram perfurados no lugar errado, ou seja, "fora" do pré-sal.

É sabido na indústria que uma das características do modelo de partilha da produção é sua pouca transparência, dando margem para atos de corrupção. Basta para isso comprovar a situação dos líderes dos países da Costa Oeste da África em comparação com o nível de desenvolvimento de seus respectivos países. Angola, por exemplo, possui este modelo contratual há 40 anos e vejam a situação de miséria em que se encontra seu povo. Nigeria idem. Já o Sr. José Eduardo dos Santos...

O Congresso Nacional, por meio da atuação da oposição, não pode permitir que este projeto seja aprovado conforme apresentado. Afugentará investidores, sucateará a incipiente indústria petrolífera no Brasil, já que as demais companhias provavelmente não ficarão para investir sob o jugo e controle total do Estado e da Petrobras (sem poder de opinar ou influir em decisões) e, mais importante, representará a volta da Petrobras à condição que tinha antes da quebra do monopólio, ou seja de um dinossauro.

Nós, cidadãos comuns, cansados de tantas décadas de clientelismo e de decisões em causa própria (para não dizer séculos, ou seja, desde o Brasil colônia), confiamos que se faça uma oposição responsável à esta aberração.


On Aug 2009, joaob wrote:

A Petrobrás não está cumprindo a Lei do Petróleo ( Lei 9478 de 06 de Agosto de 1997), em Suape PE , que assim diz no seu artigo 65 : Art. 65. A PETROBRÁS deverá constituir uma subsidiária com atribuições específicas de operar e construir seus dutos, terminais marítimos e embarcações para transporte de petróleo, seus derivados e gás natural, ficando facultado a essa subsidiária associar-se, majoritária ou minoritariamente, a outras empresas?

Em 1998, a Petrobras criou a TRANSPETRO, Petrobras Transportes S/A, subsidiária da Petrobras com 100% de suas ações pertencentes a Petrobras S/A, para cumprimento da lei 9748.

Porém em 2007, a Petrobras S/A, alugou o Terminal Aquaviário Marítimo da DECAL, no porto de Suape , Pernambuco. Este terminal da DECAL opera com os navios da TRANSPETRO e demais navios afretados pela Petrobras S/A, armazena e distribui os derivados claros da Petrobras ( Biodiesel, Diesel, Gasolina, Querosene de aviação) sem nenhum controle da TRASPETRO; o que é proibido de acordo com a lei antes citada.

O próprio sindicato dos petroleiros local SINDIPETROPEPB é contra este contrato entre a Petrobras S/A e a DECAL, sem nenhuma participação da TRANSPETRO. Já comunicou tal fato a FUP, Federação Única dos Petroleiros. que questionou a Petrobras S/A mas não obteve resposta.

O contrato sigiloso entre a Petrobras e a DECAL nunca foi esclarecido, fala-se que a Petrobras S/A, alugou toda a tancagem ( 160 mihões de litros ), quer a use ou não.

Vale ressaltar que a TRANSPETRO dispõe de um terminal aquaviário no porto de Suape com capacidade de 35 milões de litros para derivados claros.

Atualmente também a Petrobás S/A descarrega produtos claros dos seus navios para os terminais aquaviários do TEMAPE, PANDENOR e TEAPE em Suape ( os dois primeiros privados e o terceiro pertence a Petrobras Distribuidora S/A Shell Ypiranga Esso Texaco). Porém neste três terminais existe o controle da TRANSPETRO quanto a quantidade e qualidade recebidas e no final de cada mês é realizada uma medição de estoque físico para fechamento dos estoques contábeis.

Aproveitando a momento político da CPI da Petrobras no Senado Federal, venho humildemente solicitar a vossa contribuição para o esclarecimento de tais fatos.

Não me identifico com medo de represálias na empresa em que trabalho, porém pode verificar que todas as informações aqui prestadas são verdadeiras.