sábado, 19 de setembro de 2009

''Lula repete no BB o que fizemos na Petrobrás''

O Estado de São Paulo

FHC cobra Lula pelas críticas contra aumento de investimento estrangeiro

Clarissa Oliveira

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aumentar o limite de participação de investidores estrangeiros no Banco do Brasil não demorou para despertar a reação do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, antecessor do petista no cargo. Ontem, depois de inaugurar o Centro Ruth Cardoso, que vai reunir o acervo sobre a ex-primeira-dama, FHC cobrou Lula por tê-lo criticado quando alterou o modelo acionário da Petrobrás.

De acordo com o ex-presidente, seu sucessor adota exatamente a mesma estratégia. "Na Petrobrás, o que nós fizemos é o que ele está fazendo no Banco do Brasil", afirmou FHC. "Foi ele (Lula) que aumentou a venda lá fora. Então, porque é que ele reclamou da Petrobrás?", provocou o tucano.

Fernando Henrique não esperou sequer ser indagado pelos jornalistas sobre o assunto. Enquanto a imprensa o indagava sobre o plano de Lula de consolidar as leis sociais criadas durante seu governo, FHC teve a iniciativa de engatar no assunto, afirmando que o presidente havia anunciado uma decisão "mais interessante ainda".

O aval de Lula ao aumento do limite para a participação de investidores estrangeiros no Banco do Brasil foi dado por meio de decreto presidencial, publicado anteontem no Diário Oficial da União. Com a medida, o governo elevou o teto da participação estrangeira de 12,5% para 20% e autorizou o banco a emitir recibos de ações ordinárias (ON) na Bolsa de Valores de Nova York. A mudança nas regras vai permitir um reforço de R$ 7 bilhões no capital da instituição, comparável apenas à capitalização de aproximadamente R$ 8 bilhões, realizada justamente durante o governo de Fernando Henrique.

Leia mais O Estado de São Paulo