quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lula descarta uso do FGTS para compra de ações da Petrobrás

O Estado de São Paulo

Declaração foi dada durante entrevista para a TV francesa, a ser exibida no próximo domingo

Fabio Graner e Renato Andrade

BRASÍLIA - Em entrevista à emissora francesa TV 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de novas ações da Petrobrás, quando for realizada a capitalização da empresa.

Partes da entrevista, que deverá ser exibida no domingo pela TV 5, um dia antes da chegada ao Brasil do presidente francês, Nicolas Sarkozy, foram divulgadas nesta quarta-feira pela Agência Brasil. Segundo a Agência, Lula disse que o FGTS não deve ser usado, "nem mesmo", para que acionistas minoritários acompanhem o governo no aporte que fará na companhia para que ela faça investimentos na exploração do pré-sal. Em 2000, o governo permitiu que cotistas do FGTS aplicassem parte de seus recursos em ações da estatal.

Na segunda-feira, durante o anúncio das novas regras propostas para o pré-sal, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também havia dito que o FGTS não poderia ser usado. Apesar disso, fontes do governo afirmam que a possibilidade ainda está em aberto e não deve ser descartada. A decisão cabe ao Conselho Curador do FGTS, composto por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários. Uma fonte disse à Agência Estado que o assunto não está encerrado, conforme Dilma quis fazer parecer, e deverá ser discutido pelo Conselho Curador.

Leia mais O Estado de São Paulo