terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lobão na Câmara: tucanos querem saber como o pré-sal vai beneficiar o povo

Parlamentares do PSDB querem saber como as riquezas do pré-sal podem beneficiar o povo brasileiro. A gasolina vai diminuir de preço? Os brasileiros vão pagar menos impostos? Haverá recursos para a Saúde e a Segurança Pública? De que maneira o pré-sal vai melhorar a vida das pessoas? Os questionamentos serão feitos pelos deputados do partido que compõem a Comissão de Minas e Energia da Câmara que vai ouvir o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em audiência sobre os projetos do pré-sal.

“Sabemos todos que o governo quer oferecer uma mercadoria que não pode entregar. Lula é um vendedor de ilusões. Não se sabe a quantidade exata de petróleo na camada pré-sal, não sabemos se iremos dominar a tecnologia necessária para extraí-lo. Valerá a pena tanto endividamento para isso? Vamos correr os riscos sozinhos?” pergunta o deputado Silvio Lopes (PSDB-RJ).

O tucano disse que espera uma postura “menos agressiva” do ministro na audiência de quarta-feira. “Ele tem dado a entender de que não é preciso discutir muito os projetos encaminhados ao Congresso. Mas eu acho que o debate será necessário e que irá durar muito além de 2009”, afirmou Lopes.

Para o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), o governo joga eleitoralmente. "O pré-sal virou bandeira do porta-estandarte da Dilma. Estamos discutindo algo que pode render resultados para o Brasil daqui a 20 anos mas que está sendo aproveitado pelo governo para alavancar a sua candidata", disse o tucano. De acordo com o deputado, é preciso questionar o ministro Lobão sobre o tamanho dos investimentos no pré-sal num momento em que o mundo discute fontes de energia menos poluentes.

A audiência com Edison Lobão começa às 10h desta quarta-feira.