terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Jogo de planilhas" elevou custos da Abreu e Lima

Um artifício conhecido como "jogo de planilha" realizado na contratação de serviços de terraplanagem da refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), causou um acréscimo nos preços da obra, apontou auditor do TCU em depoimento na CPI da Petrobras. De acordo com o auditor, André Delgado de Souza, a manobra resultou num aumento da execução 1.267% acima da quantidade prevista causando um sobrepreço de 321% na drenagem de areia. E de 48% na drenagem fibro-química. Neste caso, a quantidade executada foi 1.378% superior ao previsto.

Sobrepreço é quando o valor do contrato fica acima do valor de mercado.

Isso resultou num projeto inadequado, na opinião do auditor. Ainda segundo ele, este desequilíbrio fez com que o preço oferecido pela empresa vencedora da licitação acabasse tornando-se o quarto melhor no ranking de valores oferecidos pelos concorrentes para a execução da obra. Em outras palavras, é como se a Petrobras tivesse contratado a quarta empresa melhor colocada na licitação e não a que ofereceu o preço mais barato de execução da terraplanagem.

O valor da proposta da licitação foi de R$ 429,2 milhões. A CPI ouve, além de André Delgado de Souza, o titular da secretaria de Obras do TCU, André Luis Mendes.

A obra da refinaria está orçada em R$ 23 bilhões e tem previsão de conclusão em 2012.