segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Discurso repetido

Correio Braziliense

Alguns trechos do pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar o 7 de setembro repetem frases exatas de suas palavras de um ano atrás. Em linhas gerais, o discurso de 2008 foi reaproveitado, já que o tema é o mesmo: pré-sal. Chavões e metáforas marcaram os cerca de 10 minutos que Lula utilizou em cadeia de rádio e televisão. A novidade foi um apelo à população para ajudar o governo na aprovação dos projetos em tramitação no Congresso sobre o pré-sal.

Comparando os dois pronunciamentos, o de ontem não apresenta grandes inovações. O governo ainda não sabe quantos “bilhões de barris de petróleo existem no pré-sal”, está voltado para agregar valor ao petróleo produzido no Brasil e não vai sair gastando como perdulário a receita gerada com as perfurações. “Não vamos nos deslumbrar e sair por aí, como novos ricos, torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro”, disse ontem, e emendou: “Vamos investir os recursos (do pré-sal) naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos, nossos netos, nosso futuro”. As duas frases foram praticamente copiadas do ano passado.

As palavras do presidente da República denotam o ritmo lento com que evoluíram as conversas sobre o modelo de exploração do petróleo das profundezas nesse período. O anuncio do novo marco saiu somente na semana passada, após diversos adiamentos. Como o tema estendeu-se em reuniões do governo, Lula não quer que os parlamentares alterem muito o resultado das conversas. E pediu empenho da população na aprovação dos quatro projetos de lei.

“O embate e a paixão política fazem parte do universo democrático, mas não podemos deixar que interesses menores retardem ou desviem a marcha do futuro. Uma democracia só se fortalece com a participação da sociedade. Por isso, se mobilize, converse com os amigos, escreva para seu deputado, seu senador, para que eles apoiem o que é melhor para o Brasil”, disse o presidente.

Íntegra para assinantes Correio Braziliense