terça-feira, 8 de setembro de 2009

Diretor da Pini afirma que não é possível negar superfaturamento em refinaria

O diretor de Relações Institucionais da Pini Serviços de Engenharia, Mario Sergio Pini, afirmou em depoimento na CPI que a consultoria realizada pela empresa para a Petrobras não pode concluir que não houve superfaturamento na obra de terraplenagem na refinaria Abreu e Lima. "Pode ter ocorrido superfaturamento desde que tenha havido aumento no quantitativo contratado porque isso muda o preço global", afirmou ele.

Auditoria do TCU apurou aumento de 1.200% na quantidade contratada de drenos fibro-químicos. NO caso dos drenos de areia, na ocasião da inspeção do TCU, haviam sido executados mais de 342.000 m³ ao invés dos 27.000 m³ projetados. O preço unitário desse item, no contrato firmado, é de R$ 176,51, enquanto o preço de mercado, segundo análise do TCU, é de R$ 41,93.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o depoimento do diretor da Pini revela que a Petrobras não pode sustentar-se na consultoria realizada pela empresa para afirmar que não cometeu superfaturamento na refinaria Abreu e Lima. "Estamos concluindo mais uma vez que a direção da Petrobras não tem como contestar o trabalho de auditoria da TCU que apontou o superfaturamento nas obras de terraplanagem", afirmou o senador.