quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Crescimento do setor do petróleo se deve ao sucesso do modelo criado em 97

BRASÍLIA (09)- O marco regulatório em vigor para o setor petrolífero brasileiro, estabelecido pela Lei do Petróleo, em 1997, "é um exemplo da mais bem sucedida estratégia política industrial setorial já realizada no país" . A avaliação é do deputado e presidente do Instituto Teotônio Villela, Luiz Paulo Velloso Lucas (ES). "Todos os méritos, até agora, devem-se a essa Lei", acrescenta.

Para o capixaba, o sucesso do modelo, discutido pela sociedade durante mais de um ano e implementado na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é tão grande que, com o tamanho das descobertas, o crescimento do setor e a consciência ambiental mundial atuais, exige-se um debate democrático. "O que o governo não pode fazer é ter pressa e querer desorganizar o um modelo vitorioso", afirmou.

Velloso Lucas criticou o que chamou de "medidas desencontradas" do governo Lula. "O que o governo precisa explicar é quais serão os benefícios que a população terá com o Pré-sal. Os brasileiros vão pagar menos impostos? A Saúde e a Segurança Pública vão ganhar recursos? O governo está vendendo ilusões", afirmou o deputado.

Leia mais PSDB