quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CPI ouvirá gerentes da área de Comunicação da Petrobras

A CPI da Petrobras ouve no próximo dia 22 três gerentes da estatal: o gerente-executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, o gerente de Responsabilidade Social, Luis Fernando Maia Nery e a gerente de Patrocínios, Eliane Sarmento Costa. A CPI investiga irregularidades na concessão de patrocínios e favorecimento na aprovação de projetos em municípios administrados pelo PT.

Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), alguns fatos precisam ser esclarecidos com o depoimento dos gerentes. Dentre eles, o de o setor de Abastecimento da Petrobras ter excedido em 400% o orçamento de comunicação em 2008, ano em que houve eleições municipais. O senador também quer saber detalhes das suspeitas de desvios de recursos da estatal que levaram à demissão do ex-gerente de Comunicação de Abastecimento, Geovane de Morais. Ele teria autorizado pagamentos que chegaram a R$ 151 milhões, cinco vezes mais que o previsto.

Já o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) quer investigar denúncias de direcionamento de patrocínios concedidos à entidades dirigidas por filiados ao PT na Bahia e a destinação de R$ 1,2 milhão ao projeto “Buscando a Cidadania” acusado de não ter oferecido nenhum dos cursos profissionalizantes que prometera ao ser inaugurado.