sábado, 19 de setembro de 2009

Capitalistas estrangeiros vão ampliar participação no BB

Lula mostra que falso discurso nacionalista é apenas demagogia eleitoreira

A decisão do governo de permitir o aumento da participação de investidores estrangeiros no capital do Banco do Brasil revela clara a fragilidade do falso discurso nacionalista usado pelo presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para defender a Petrobras e as descobertas do pré-sal.

"É uma contradição impressionante", resume o deputado Luis Carlos Hauly (PR). Atualmente os acionistas estrangeiros detêm 11,1% do BB. Com a nova medida que autoriza o Banco a aumentar a participação deles para 20%, a fatia privada de capitalistas internacionais no Banco será ampliada com a venda de papéis na Bolsa de Nova York.

De acordo com o presidente do Instituto Teotônio Villela, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), a decisão do governo Lula mostra que as coisas boas que ele faz não são novas. "As novas é que não são boas", comentou.

Depois de ter reeditado, com objetivos eleitorais, a campanha "O Petróleo é Nosso" e de ter feito novas acusações contra o PSDB acusando-o de ter tentado privatizar a Petrobras, o que nunca foi feito, o governo abre caminho para a capitalização financeira do Banco do Brasil atraindo investidores estrangeiros, os mesmos de quem costuma falar mal para afirmar sua demogogia.

Leia mais www.psdb.org.br