quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Refinaria é "grande escândalo", diz senador

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta quinta ao blog que a construção da refinaria Abreu e Lima (PE) está se confirmando como “o grande escândalo” da atual gestão da Petrobras. Leia reportagem de O Estado de S. Paulo.

“Nós já sabíamos que relatórios do TCU haviam identificado o superfaturamento na obra da refinaria. Esses documentos agora chegaram à CPI e serão analisados detalhadamente. Vamos elaborar uma estratégia de guerra para irmos adiante nas investigações, acreditamos que os desvios podem ser ainda maiores”, afirmou.

Novos indícios apontam que houve superfaturamento de R$ 121 milhões na refinaria localizada em Ipojuca (PE) e construída pela Petrobras em parceria com a PDVSA da Venezuela. A obra está orçada em R$ 23 bi.

Para o senador, “o TCU faz um esforço muito grande para apurar dados e auditar documentos, mas sabemos que sua estrutura é pequena para o volume de trabalho, daí a importância da CPI no aprofundamento das análises”.

A senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente nacional do PSDB, avalia que “os resultados da auditoria do TCU, apontando superfaturamento e a existência de funcionários fantasmas, reforçam a importância da CPI. A senadora diz também que “já que o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli sonega informações, segundo o TCU, não há outro jeito de se saber a verdade, senão investigando por meio da CPI".