sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Governo pode apresentar proposta só para royalties

O Estado de São Paulo

Lula convida Cabral (RJ), Serra (SP) e Hartung (ES) para jantar, domingo

Tânia Monteiro e Irany Tereza, BRASÍLIA e RIO

Depois de aceitar reabrir o debate do pré-sal com os governadores, como antecipou ontem o Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu também discutir a possibilidade de enviar ao Congresso um projeto de lei só para tratar da cobrança e rateio de royalties no pré-sal - o que é a principal reivindicação dos Estados. Lula convidou ontem os governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES) e José Serra (SP) para um jantar, domingo à noite, no Palácio da Alvorada.

Cabral disse que vai propor ao presidente o adiamento da solenidade de segunda-feira, em Brasília, para a apresentação formal dos projetos com as regras do pré-sal. "Apelo ao presidente para que ele adie esse ato. Tenho a certeza que vai adiar porque ele é um democrata, um homem tolerante que construiu sua vida pela democracia", afirmou Cabral.

Ontem, assessores do presidente admitiram em conversas com empresários e políticos que o governo ainda não bateu o martelo sobre os royalties.Mas confirmaram que, diante da pressão dos governadores dos Estados produtores, o Planalto decidiu adotar uma solução de precaução, que já é um aceno de paz com os governadores: manter para o pré-sal a regra atual da cobrança de royalties, enquanto o Congresso não aprovar uma proposta definitiva.

Leia mais O Estado de São Paulo