terça-feira, 18 de agosto de 2009

Governo acoberta desmandos, diz Alvaro Dias

Diante da rejeição em bloco de 68 requerimentos de convocações para a CPI da Petrobras obtida pelos senadores governistas, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que ficou provado que o governo "acoberta desmandos" praticados na estatal. "O governo não quer investigar e não quer fazer o diagnóstico das irregularidades", afirmou ele.

O senador reafirmou que vai encaminhar os requerimentos ao Ministério Público já que eles não puderam ser acolhidos na CPI.

O governo conseguiu impedir, pela segunda vez, que a CPI da Petrobras convidasse a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira para depor. O segundo requerimento de convocação dela foi rejeitado com ajuda dos senadores governistas no começo da noite desta terça (18). O senador Romero Jucá, relator da CPI, já havia derrubado requerimento similar na semana passada. No total foram rejeitados 68 requerimentos.

Os senadores da oposição queriam ouvir Lina na CPI para que ela esclarecesse detalhes da manobra fiscal realizada pela Petrobras e que a beneficiou em aproximadamente R$ 4 bilhões em compensações fiscais. Foi na gestão de Lina que o artifício da estatal foi detectado.

O governo, através de seus aliados na CPI, também conseguiu ver rejeitados pedidos para examinar as prestações de contas e notas fiscais de atividades da Fundação Sarney com recursos da estatal. Os pedidos haviam sido feitos pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). A Fundação é acusada de ter recebido recursos de patrocínio da estatal e de tê-los desviado para outras empresas da família Sarney, conforme publicou o jornal O Estado de S. Paulo.