terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gerente admite a senador que preço de refinaria pode ficar ainda mais caro

Questionado pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para a Refinaria Abreu Lima, Glauco Colepicolo Legatti, admitiu que o preço da obra realizada em Pernambuco pode ficar ainda mais caro do que já foi anunciado. Do valor inicial de U$ 4 bilhões, o preço da construção foi reavaliado para U$ 12,2 bilhões. De acordo com Legatti, até a inauguração da refinaria, prevista para agosto de 2011, o custo dela pode subir ainda mais. Ele também disse que a empresa foi "surpreendida" pelo volume de solo móvel encontrado no local da construção, o que serviria para justificar o aumento dos custos de terraplanagem.

O gerente é um dos depoentes da sessão de hoje da CPI da Petrobras. O reajuste dos valores da obra da refinaria Abreu e Lima impressionou os senadores. A construção é alvo de investigações do TCU que apura indícios de superfaturamento e sobrepreços nela.

O senador Sergio Guerra, que participa da CPI, ressalvou que não é contra a Petrobras. "Não temos nada contra a estatal. Ao contrário. Eu gostaria muito que a empresa provasse que não houve superfaturamento. Nós somos contra a petetização da empresa, do mesmo modo com infelizmente ocorre na Receita Federal", afirmou o senador, numa referência às recentes ingerências políticas no Fisco praticadas pelo governo Lula.