segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Exonerações no Fisco revelam “prepotência inusitada”

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse ao blog nesta segunda-feira que a exoneração de assessores da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, é a mais recente prova da “vocação autoritária” do governo Lula. Para o senador, as exonerações de Iraneth Weiler (ex-chefe de gabinete de Lina) e do assessor Alberto Amadei Neto “são pura retaliação de um presidente (Lula) que ao invés de discordar democraticamente, esmaga autoritariamente”.

Iraneth e Amadei vão continuar na Receita Federal porque são funcionários de carreira, mas deixam os cargos comissionados que ocupavam. As exonerações foram publicadas hoje (24) no Diário Oficial da União. “Esse afastamento, como os demais relacionados a pessoas de confiança da Sra. Lina, revela que o governo não quer saber do contraditório, ele não admite discordâncias. Ele (o presidente Lula) é de uma prepotência inusitada”, afirmou o senador.

A ex-chefe de gabinete de Lina Vieira, Iraneth Weiler, ingressou no noticiário quando confirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no dia 13 de agosto, a visita à Secretaria da Receita Federal da secretária-executiva Erenice Guerra, braço direito da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a intenção de convidar Lina para um encontro sigiloso com Dilma, Erenice, segundo Iraneth, “entrou pela porta do corredor, não passou pelas secretarias. Não foi uma coisa que constava da agenda”, disse ela ao jornal.

As declarações de Iraneth reforçaram as afirmações da ex-secretária que confirmou à imprensa que esteve com a ministra Dilma no Palácio do Planalto. Na ocasião, a ministra pediu para que ela “agilizasse” as investigações sobre as empresas de Fernando Sarney. Para Lina, em depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o pedido da ministra foi “descabido”.

As exonerações foram determinadas pelo substituto de Lina Vieira no comando do Fisco, Otacílio Cartaxo.