quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DEM entra com pedido para MP investigar Dilma

Interferência

O Globo

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), pediu nesta quarta-feira que o Ministério Público Federal investigue a denúncia de que a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria tentado interferir em auditorias da Receita Federal sobre empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em representação enviada ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, Maia pediu a apuração das denúncias da ex-secretária da Receita Lina Vieira, que acusou a ministra de marcar um encontro sigiloso no Palácio do Planalto para cobrar pressa nas auditorias, o que a ministra nega.

Para o presidente do DEM, as acusações, se comprovadas, poderiam justificar o indiciamento de Dilma em cinco crimes. Entre eles, prevaricação, improbidade administrativa e concussão (ato de exigir vantagem indevida, para si ou para terceiros). Mas a ministra nega ter feito qualquer pedido a Lina e diz que sequer se encontrou com ela reservadamente, como acusou Lina.
" Tudo leva a crer que houve interferência da ministra Dilma em análise de processos tributários. É uma denúncia muito grave".

Mais informações