sábado, 29 de agosto de 2009

Cabral diz que 'royalties' do pré-sal estão virando uma bravata nacionalista

O Globo

Claudio Motta

RIO - O governador Sérgio Cabral voltou a criticar a proposta do governo federal de dividir os royalties do petróleo da camada do pré-sal e disse que está sendo criada uma bravata nacionalista e a falsa idéia de que a retirada de recursos dos estados produtores vá gerar dinheiro suficiente para salvar o Brasil.

- É só fazer as contas. Está se fazendo um discurso de uma apologia a libertação brasileira, a emancipação brasileira, mas somando tudo o que estados e municípios têm direito com a exploração do pré-sal, estamos falando de recursos do tamanho de uma CPMF. Virou uma panacéia nacional. Está se criando uma bravata nacionalista e uma linha Robin Hood: tirar esse petróleo e distribuir para todos os estados de uma maneira absolutamente injusta - disse

De acordo com Sérgio Cabral, o presidente Lula está sendo induzido a um erro que pode prejudicar o Estado do Rio e 87 dos 92 município que recebem royalties de petróleo e também outros estados produtores como Espírito Santo e São Paulo. Ele enfatizou que retirada dos royalties não vai resolver os problemas do país, mas vai prejudicar muitos os estados na próxima década.

Mais informações