sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Base também ajuda presidente do Senado na CPI

Folha de S. Paulo

Um dia após arquivarem quatro denúncias contra José Sarney (PMDB-AP), senadores governistas blindaram outra vez o presidente do Senado. O plano de trabalho da CPI da Petrobras prevê rejeição dos pedidos de prestação de contas e das notas fiscais da Fundação José Sarney, suspeita de desviar recursos vindos da estatal.

Relatado pelo líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), o plano foi preparado para rejeitar 66 requerimentos, que miravam, além de Sarney, a ministra Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobras, e o PT-BA, Estado governado pelo petista Jaques Wagner.

Jucá, contudo, não vai poupar a gestão Fernando (1995-2002). Pediu lista dos patrocínios da estatal de 1998 a 2009.

Na lista de pedidos que os governistas querem vetar estão atas das reuniões dos conselhos da Petrobras, convocação de petistas baianos que firmaram parcerias com a estatal e todos os diretores da Camargo Correa, alvo de investigação da Polícia Federal sobre doação de campanha e desvio de verba na obra da refinaria Abreu e Lima.

Querem também evitar o depoimento de Lina Vieira, ex-chefe da Receita Federal, que detectou mudança contábil da Petrobras para pagar menos impostos. Jucá convidou Otacílio Cartaxo, secretário interino, para abrir os depoimentos

Íntegra para assinantes