quarta-feira, 15 de julho de 2009

Senadores criticam Lula por chamá-los de "pizzaiolos"

O plenário do Senado transformou-se em palco para reclamações dos senadores no final da tarde desta quarta-feira (15).

Os parlamentares criticaram uma suposta declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que teria chamado os senadores de "pizzaiolos". A declaração foi dada a jornalistas depois de ele ser questionado se a CPI da Petrobras poderia acabar em pizza.

Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou requerimento à Mesa Diretora, pedindo explicações do presidente Lula. "Estou ficando cansado. O presidente da República fazer uma coisa dessas, corrompendo o que os brasileiros pensam da democracia", criticou o senador, sublinhando que Lula apenas estaria tentando se somar ao que pensa a opinião pública, sem, no entanto, "fazer nada para ajudar o Senado".

Álvaro Dias (PSDB-PR) elevou o tom das críticas, dizendo que "fica difícil levar a sério qualquer pronunciamento do presidente Lula" e que ele, sim, "é o maior pizzaiolo do Brasil".

"Quando é que ele tomou providência e puniu qualquer integrante do seu governo envolvido em corrupção? Ele sempre passou a mão na cabeça de aliados por prática de atos ilícitos em seu governo."

Demóstenes Torres (DEM-GO) usou de ironia ao dizer que Lula tem razão. "O presidente Lula enquadrou o PT. Ele ajudou a transformar o Senado em uma fábrica de pizza. Aliás, é o principal protagonista", disse, referindo-se à orientação para que a bancada petista no Senado apoiasse o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

O peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) afirmou que os senadores não devem se surpreender com a declaração de Lula. "Ele aprofundou a desmoralização do Senado ao vir em socorro do presidente Sarney, que já está condenado pela opinião pública".

Almeida Lima (PMDB-SE) questionou a veracidade da declaração e lembrou aos colegas que é necessário saber se o presidente realmente chamou os senadores de pizzaiolos antes de fazer críticas. "E se ele não tiver se reportado a nenhum senador?"A ressalva não surtiu efeito e os oposicionistas seguiram com as reclamações.

Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que "não aceita ser chamada de pizzaiola"."No momento em que o Senado está fragilizado com tantas denúncias e o presidente da república que tem 80% de aprovação no país diz que nós somos pizzaiolos, isso é muito triste. Neste momento tinha que ter uma revolta coletiva."

O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), considerou que a situação entre os poderes "vai mal". "Neste sistema de governo deve imperar o respeito e equilíbrio entre os Poderes."

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

http://noticias.uol.com.br/politica