quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quem é o homem que recebeu R$ 8 milhões?

O Globo

Ninguém sabe, ninguém viu dono de empresa registrada no endereço de um canil e que teve repasses da Petrobras e da prefeitura

Alessandra Duarte

Além de ser dono de uma empresa em cujo endereço só há um canil, de não ser conhecido nos endereços onde estão cadastradas na Receita Federal duas empresas suas, de receber R$ 8,2 milhões da Petrobras e outros tantos recursos do governo federal e da prefeitura para ações que vão do setor nuclear a planos de saúde, de teatro de marionetes a missas, Raphael de Almeida Brandão também fornece notas fiscais. Mas quem é Raphael de Almeida Brandão? No noticiário há cinco dias, desde que foram denunciados os contratos com a Petrobras, Raphael e seus sócios - um irmão e a mãe - não atenderam o telefone nos supostos números deles e de suas empresas. Artistas e empresas que tiveram contratos intermediados por eles ou usaram notas fiscais de suas empresas dizem não ter qualquer contato nem saber informações sobre ele.

No mercado artístico, suas empresas - a Guanumbi Promoções e a R. A. Brandão Produções, registradas no endereço de uma casa em Jacarepaguá onde ninguém conhece Raphael, além da Sibemol Promoções, da qual é sócio com o irmão, e que tem como endereço um canil - são conhecidas por terem como atividade a intermediação e a representação de artistas na realização de serviços para projetos com o poder público. Mas as firmas de Raphael também fizeram serviços, segundo contratos com o governo federal, que vão da delimitação de áreas marinhas à gestão do Programa Nacional de Atividades Nucleares, passando por regulação de planos de saúde.

Clique aqui para ler na íntegra