quinta-feira, 23 de julho de 2009

PF vê lobby de ex-ministro na Petrobras

Folha de S. Paulo

Inquérito diz que Silas Rondeau, atual conselheiro da estatal, pratica tráfico de influência para favorecer grupo de filho de Sarney

Relatório da Operação Boi Barrica cita Rondeau como sócio oculto de empresa que presta consultoria para projetos privados de energia

HUDSON CORRÊA

FERNANDA ODILLA

LEONARDO SOUZA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Houve tráfico de influência do ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau na Petrobras, segundo a Polícia Federal. A apuração faz parte do inquérito da Operação Boi Barrica, cujo alvo principal é o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Integrante do Conselho de Administração da Petrobras, Rondeau, segundo a PF, "exerce grande influência" na estatal para "beneficiar os negócios do grupo" de Fernando.

Aliado de Sarney, Rondeau deixou o ministério em maio de 2007, acusado de envolvimento com fraudes da empreiteira Gautama. Desde então, tem se dedicado a prestar consultorias para empresas que atuam na área de energia, entre elas a eólica -setor que a Petrobras deve ampliar os investimentos.

Íntegra disponível para assinantes