terça-feira, 14 de julho de 2009

A PETROBRAS PARA OS BRASILEIROS

Foi em defesa da Petrobras que o PSDB propôs uma CPI para investigar o que acontece por lá. São denúncias e nomeações pouco lisonjeiras. Acontecem desde que uma das mais importantes empresas do mundo caiu nas mãos pouco sadias do petismo. Mãos que nem sempre estão apenas sujas de petróleo, como durante as comemorações de novas descobertas. Com a CPI, traremos luz às sombras que nem o Tribunal de Contas da União nem o Ministério Público e nem a Receita Federal conseguem traduzir para a sociedade brasileira.

De forma nenhuma nos surpreendem a reação e as mentiras do PT contra o PSDB. Por trás desse véu estão petistas e pelegos que se acham donos da Petrobras, bagunçam sua administração e minam sua eficiência. Contra a “ocupação” da Petrobras, o PSDB quer, na verdade, desprivatizar a empresa e devolvê-la ao seu verdadeiro dono que é o povo brasileiro.

Começaremos por desmascarar mentiras. A primeira responsabiliza o PSDB pela quebra do monopólio. Mentira. O monopólio, que era da União, continua. O que acabou foi a exclusividade da Petrobras em exploração e produção, processo responsável pela atração de novos investimentos e votado democraticamente pelo Congresso Nacional.

Outra é o gasoduto Brasil-Bolívia. Importante dizer que, sem o gás vindo da Bolívia, a indústria instalada no Sul e Sudeste estaria sem condições de competir nos mercados interno e externo, deixando de gerar milhões de empregos em função do alto custo de outros combustíveis. No caso do gás boliviano, o que o PT não fala é sobre a falta de respeito do governo com os interesses nacionais frente à política de Evo Morales, essa sim contrária aos interesses da Petrobras.

Também é manipulação da verdade quando criticam a vinda de empresas estrangeiras. Ao contrário do que pregam, a abertura do mercado contribuiu para o crescimento da Petrobrás e para o aumento dos empregos. De 1997 aos dias de hoje, o setor de petróleo saiu de uma participação de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) para 12%. Além disso, de forma dúbia, o governo se vangloria das operações da Petrobrás em diversos países.

Outra verdade mascarada é o fato da empresa ter sido pega de caixa baixo pela atual crise econômica. A solução encontrada foi tomar dinheiro emprestado em bancos públicos, além de recorrer a truques contábeis para evitar o pagamento de impostos, e que foram declarados ilegais pela Receita Federal. São impostos não pagos que vão fazer falta a Estados e municípios.

Então, é pura má fé. E esta má fé repugna a todos nós e qualquer brasileiro decente que deseja apenas saber se há ou não deslizes graves na administração da companhia. Como as centenas de milhões de reais da Petrobras para entidades ligadas ao PT. Ou indícios de superfaturamento em contratos com empresas privadas. E, por que não lembrar o caso do tesoureiro do PT pego com um carro importado dado de presente por uma empresa privada, que tinha contratos com a estatal
Há ainda, outras apropriações indébitas. Essas que negam a história dos trabalhadores da Petrobras ao longo de persistentes décadas de pesquisas, tanto geológicas como em áreas técnicas, particularmente em perfurações. Foram esses dedicados e resistentes trabalhadores que trouxeram à superfície o que hoje os marqueteiros oficiais “descobriram” como pré-sal. Na verdade, são pesquisas que evoluem desde a década de 70.

Com a sua incompetência administrativa e sua volúpia de ocupação do que hoje chamamos de a maior empresa brasileira, o PT deixará cicatrizes. Por isso, o que nós do PSDB queremos é desprivatizar a Petrobras.