sábado, 18 de julho de 2009

Ciro Gomes ataca o Senado em palanque da UNE, patrocinado pela Petrobras

Depois do presidente Lula fazer comício no 51º Congresso da UNE, realizado em Brasília, foi a vez do deputado federal pelo PSB do Ceará. Famoso pelo desequilíbrio verbal, Ciro Gomes disse que o Senado da República é um "pardieiro de pilantras, bandidos e ladrões impunes".

O deputado, que ora diz ser candidato à Presidência da República, ora ao governo de São Paulo pelo PSB, também atacou a imprensa e as elites. "A elite brasileira descobriu que há um atalho para a truculência da ditadura e do autoritarismo. E montou uma máquina de interdição ideológica, de propaganda, praticamente com o consenso da mídia", segundo notícia publicado hoje em o O Globo .

A UNE recebeu nada menos do que 920 mil reais de dinheiro público, enviados por empresas estatais, entre elas a Petrobras, com 100 mil reais, e ministérios do governo Lula, para realizar seu Congresso deste ano. A soma desses patrocínios chega a 10 milhões de reais nos últimos cinco anos.

Além de proporcionar palanques aos governistas, a UNE promoveu, junto com outros sindicatos, uma fracassada passeata conta a CPI da Petrobras, na última quinta-feira.